Pintura de Parede, Piso e Teto – Tipos de tintas e suas aplicações
Conheça a seguir, no segmento de Pintura de Parede, Piso e Teto, os principais tipos de tintas e suas aplicações:
LÁTEX PVA E TINTA ACRÍLICA
LÁTEX PVA: Tinta à base de água, utilizada em pintura de paredes e tetos em áreas internas e secas, que dispensam manutenção. O látex é encontrado apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação de intempéries de tempo e não resiste à lavagem, por isso, deve ser limpo apenas com um pano úmido. Sua secagem é extremamente rápida e possuem uma baixa propagação de odor após a pintura do ambiente.
TINTA ACRÍLICA: Com características semelhantes ao látex, possui secagem rápida e é solúvel em água. Sua principal diferença em relação ao látex está na sua composição, por serem fabricadas com resinas acrílicas, que concedem a tinta características impermeáveis, fazendo com que ela seja utilizada em pinturas de áreas externas. A impermeabilidade torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas da casa que estejam constantemente em contato com a água, como cozinha e lavabo, já que podem ser lavadas.
As tintas acrílicas podem ser encontradas no mercado em três tipos de acabamento: fosco, acetinado e semibrilho. O fosco tem uma resistência menor à limpeza e disfarça as irregularidades das paredes; o semibrilho tem um pouco de brilho e destaca mais as imperfeições da superfície, porém resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado concede à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho bem suave, resistindo bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.
SUPERLAVÁVEIS E INODORAS
SUPERLAVÁVEIS: As tintas superlaváveis têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, ideal para ambientes com intensa circulação de pessoas ou locais onde há presença de crianças. Podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.
INODORAS: São tintas que em sua maioria perdem o odor característico de uma pintura, em até três horas após sua aplicação. São disponibilizadas no mercado, em acabamento fosco e acetinadas, podendo ser utilizadas na pintura de áreas internas e externas.
ESMALTE SINTÉTICO, EPÓXI E PARA FAZER TEXTURA
ESMALTE SINTÉTICO: O esmalte sintético é utilizado em pinturas de superfícies de ferro ou madeira. Possui acabamento brilhante e acetinado, existindo também em versão fosca. Deve ser diluído com solventes. Seu acabamento aparenta que foi criada uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é indicada para o uso direto em paredes, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas.
Possui um custo mais alto do que o das demais tintas, por que possui uso mais específico. Os esmaltes são feitos a partir de solventes e, por isso, apresentam um forte odor e demoram a secar. Vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, o que resulta em tintas de baixo odor e secagem rápida.
TINTAS EPÓXI: As tintas epóxi são resistentes por não se deixarem atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza por exemplo. São indicados para aplicação em locais que possuem contato direto com a água, como piscinas e caixas d’água. É, ainda, uma ótima solução para ambientes como banheiros, boxes, cozinhas, saunas, etc.
TINTAS PARA FAZER TEXTURA: Tinta especializada em corrigir superfícies irregulares oferecendo um acabamento rústico ao ambiente onde foi aplicada. Algumas variedades vêm misturadas com partículas semelhantes à areia, sendo utilizadas como artificio decorativo.
A INOVE Reformas e Construções é uma empresa especializada em pinturas em geral em ambientes internos e externos.