Quais os maiores desafios da pintura predial?
QUAIS OS MAIORES DESAFIOS DE UMA EMPRESA DE PINTURA PREDIAL?
Dentre as atividades da construção civil, as que estão listadas como uma das mais perigosas, são prestadas por Empresa de Pintura Predial. Entenda a seguir.
A pintura de fachada predial é uma das principais fases no processo de construção de um edifício. Quais são os desafios encontrados para executar esse serviço, levando em conta as questões técnicas e o mercado de profissionais da área?
Trabalho em altura
Realizar a pintura de fachada predial está diretamente ligado ao trabalho em altura.
Alguns fatores muito comuns na realização das pinturas acabam por aumentar os desafios deste trabalho. Por exemplo:
-
- Falta de proteção: Exemplo: guarda-corpo.
- Perda de equilíbrio: passo em falso ao trabalhar sobre andaimes.
- Inaptidão do trabalhador à atividade: Trabalhar com problemas emocionais ou falta de concentração.
Profissionais Qualificados
O trabalho de uma Empresa de Pintura Predial exige muita concentração, experiência e principalmente treinamentos periódicos.
É necessário saber adaptar-se aos equipamentos de segurança, e executar técnicas de transporte de materiais para locais altos. Além da capacidade de tomar decisão em intervalos de tempo muito curtos, é importante conhecer alpinismo industrial e estruturas de andaime.
Porque nada deve comprometer a segurança e qualidade do trabalho.
Condições meteorológicas
Outro fator que pode comprometer os trabalhos de uma Empresa de Pintura Predial é o clima.
O fato do trabalho ser realizado em locais expostos, as condições meteorológicas podem ser, muitas vezes, causadoras de grandes atrasos na execução do projeto.
Muita chuva, ventos fortes ou excesso de radiação devem ser levados em consideração, antes do início da realização da pintura. No entanto, o prazo e a segurança serão otimizados.
Prevenção de acidentes
Segundo a revista (Corbertura, 2010), o trabalho em fachadas é o responsável pelo maior número de acidentes no ramo da construção civil.
É importante verificar se os profissionais e recursos da obra estão de acordo com as normas técnicas específicas para pintura em altura.
Além disso, o uso de EPI (equipamentos de proteção individuais) e EPC (equipamentos de proteção coletivos) são obrigatórios. Acima de tudo, promovem um decréscimo considerável na taxa de acidentes.
Proteção da vizinhança
O grande desafio relacionado à vizinhança ao redor da obra com trabalhos em altura é evitar que a queda de detritos e ferramentas causem acidentes.
Além de acidentes, causar estragos ao patrimônio alheio pode gerar muito estresse e prejuízo para empresa ou indivíduo que executa a pintura predial.
Para proteger os arredores da obra, é válido:
- A aplicação de telas de proteção de fachadas, as chamadas telas “fachadeiras”.
Para realizar um bom trabalho de pintura predial, é necessário vencer esses desafios.
- Altura, qualificação profissional, clima, proteção ao funcionário e à vizinhança são fundamentais.
Portanto, faça um bom projeto e planejamento que levem conta todos esses itens.
Evite que queda de detritos, rebocos e ferramentas ou até mesmo, vento e fortes chuvas, atrasem e prejudiquem a pintura de fachada.
Precisa de uma empresa competente para realizar a Pintura Predial?